sábado, 5 de junho de 2010

quando o amor se vai

mil poetas já tentaram criar uma definição sobre o amor... não sei se algum deles chegou perto de descrevê-la de forma completa.

neruda era o rei das metáforas amorosas. buscava nas paisagens a inspiração para escrever alguns dos mais belos poemas de amor já escritos.

vinícius, com o sei jeito carioca pilantra, sugava tudo o que podia das mulheres com quem dividia seu amor, quando ele acabava, acabava-se tudo. vinícius precisava sempre de uma mulher ao seu lado para compor. e compunha divinamente.

outros autores que não me recordo agora também discorrem páginas e páginas sobre o amor, versos, sonetos, poemas, poesias, contos, romances roteiros de filmes, etc.

me pergunto se a inspiração deles todos, tirando vinícius de moraes, que era público e notório, eram histórias reais, vividas no dia a dia de cada autor. aquilo que acontecia na sua vida amorosa era imediatamente transcrito em textos e poesias lindos e maravilhosos exaltando o amor.

amar, por si só é um ato egoísta. ninguém ama incondicionalmente uma pessoa, sem exigir, mesmo que inconscientemente, algo em troca. é inevitável. é preciso uma contrapartida, senão, o sentimento do amor torna-se algo patológico, sombrio, ciumento e desvirtuado. ama incondicionalmente aquele que não ;e correspondido, e continua a amar; ele dedica a sua vida a um amor platônico que não é correspondido, sofre demasiadamente, pois não tem reciprocidade, mas mesmo assim, ama. ama incondicionalmente também aquele que abandona um amor por um bem maior. ele continua amando, mesmo tendo abdicado da sua parceira.

enfim, amar, relacionar-se com pessoas é um dom e ao mesmo tempo uma prova de fogo. quando o amor se envolve na situação, fica ainda mais difícil - uns tendem a racionalizar, outros se jogam de corpo e alma na relação, sem pensar muito no que pode acontecer. é o meu caso. eu pulo da cachoeira, lá dos seus 100 metros de altura, para depois perguntar de tem água lá embaixo, onde eu possa mergulhar e, assim, não me machucar. it's too late.

viajei?