quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

imipramina

hoje me deu vontade de escrever. eu acho que foi por causa da imipramina. você, caro leitor, já ouviu falar dela. se não, eis uma pequena definición, en español:imipramine

La imipramina es un fármaco antidepresivo que se utiliza en Psiquiatría desde mediados de los años 50 del siglo XX. Su nombre comercial más conocido es Tofranil. Se incluye dentro de los llamados antidepresivos tricíclicos. Su mecanismo de acción radica en su capacidad de inhibir la recaptación de noradrenalina y serotonina, aumentando la disponibilidad de estos neurotransmisores en el sistema nervioso central, si bien, a diferencia de los antidepresivos más modernos, también tiene numerosos efectos sobre receptores de otros muchos neurotransmisores, lo que explica sus frecuentes efectos adversos.

Está indicado en todas las formas de depresión, y como ocurre con todos los antidepresivos sus resultados son más evidentes en las formas endógenas (melancolía). También ha demostrado utilidad en los pacientes con ataques de pánico (para prevenir nuevos ataques), en algunos casos de dolor crónico neuropático e incluso en trastornos infantiles como los miedos nocturnos y la enuresis nocturna.

enfim, eu me sinto outra pessoa de uns dias pra cá, e acho que a imipramina tem tido um papel fundamental nesse processo. além disso, minhas pernas estão respondendo melhor a estímulos vindos do meu cérebro, quando falo estímulos, leia-se, movimento, sensação de peso, queimação, dor, cansaço depois de exercícios. ainda por cima, tenho caminhado mais, com a ajuda da órtese, é claro, mas tenho caminhado mais e isso é fator preponderante na minha reabilitação. tenho dormido bem e sinto o prazer de viver sem questionar o porquê das coisas. e não considero isso uma fuga dos meus problemas, muito pelo contrário, vejo isso como uma evolução.

tudo bem, eu sei que tem outros fatores que estão me ajudando, mas eu prefiro não comentar a respeito deles no blog porque são questões pessoais que eu prefiro deixar recônditas por enquanto. eu sei que já falei até do meu cocô aqui no blog, mas é pessoal de outra forma. entendam-me, please.