segunda-feira, 1 de novembro de 2010

toneladas

neste momento sinto que minhas pernas parecem pesar uma tonelada cada uma. fui procurar a origem do termo tonelada, porque parece que a gente tá jogando um tonel em alguém, tipo: "vou te dar uma tonelada!"

segunda a wikipedia, en español, la palabra tonelada deriva de:

tonel y esta del diminutivo del francés antiguo tonne, tonel grande. Designa una medida de masa en el sistema métrico decimal, y actualmente en el Sistema Internacional de Unidades. Su símbolo es t, aunque también se emplea T o Tm (desaconsejados).

então, não estou tão errado quanto imaginava, cara leitor; tonelada pode ser usada como exemplifiquei antes. mas voltemos às m inhas pernas...

como eu dizia, neste momento sinto que minhas pernas pesam uma tonelada cada. é uma sensação estranha, bizarra, eu diria. mas é boa também. segundo os médicos e fisioterapeutas com quem tenho contato, toda sensação abaixo do nível da lesão é boa, no sentido de que significa que algum sinal está passando pra baixo; sim, a minha medula ficou um pouco esquizofrênica depois do accident e manda esses sinais erráticos pra baixo de onde eu me quebrei. são formigamentos, sensação de queimação, algo como se fossem raios nos meus nervos além de movimentos involuntários nos dedos dos pés; aliás, dia desses, numa manhã ensolarada em que eu estava tomando um sol na grande sacada do meu apartamento eu mandei que meus dedos se mexessem, e dois dedos obedeceram ao meu comando: o segundo do pé direito e o terceiro do pé esquerdo!! não, prezado leitor, eu não tentei mais fazer esse exercício, que, diga-se, foi bastante desgastante, pois tentar mexer com partes imexíveis do corpo humano cansa mais do que mexê-las, propriamente.

mas enfim, queria compartilhar com vocês essa sensação de peso nas pernas que eu to sentindo e que é boa, do ponto de vista médico e do ponto de vista da esperança de voltar a mexer as pernas e, consequewntemente, voltar a caminhar, que é o meu grande objetivo de vida hoje.