sábado, 1 de maio de 2010

a distância e o tempo

cara, como a distância e o tempo são coisas relativas...

esta manhã acordei com uma nesga de sol diretamente no meu olho, às 8H52 da manhã. leventei-me, pensei que estava acordado, pensei na vida, me virei de lado, mantive a janela aberta e voltei a dormir. mas com uma sensação de vazio por dentro. não escrevi nada, não falei com ninguém. simplesmente voltei a dormir.

duas horas depois vem minha mãe no quarto, me oferecendo um café da manhã, acordei, meio de susto, aceitando a oferta, é claro. ritual de sempre, abrir computador, três janelas do google chrome: gmail, twitter e facebook, nesta ordem. chego na janela do facebook e vejo que uma amiga minha, da sardegna (aquela ilha grande ao lado esquerdo da itália no mapa) havia postado um video do caetano veloso pra mim; o video era da música "sozinho". ouvi a música, prestei atenção à letra e pensei: caralho, ela está a mais de dez mil quilômetros de distância e me manda esse vídeio, justo hoje, justo essa manhã... e eu não acredito em coincidências.

chiara foi uma amiga que fiz na época em que morei em frança, em 2002. tivemos um casinho rápido, mas ela me marcou. e eu a marquei também. ela me fez lembrar que dez dias antes da minha partida de volta ao brasil eu deixei um bilhete por baixo da porta da casa dela dizendo: "chiara, amore mio, il y a encore 10 jours pour que tu viennes avec moi au brésil!".

e hoje de manhã, eu, me sentindo sozinho no mundo, receboo essa canção de uma pessoa que está tão longe que não levaria menos de um dia para eu ir até lá se eu quisesse ir agora. enfim, conversamos um pouco por msn, contamos histórias antigas, visões de futuro; chiara quer vir ao brasil. logo. and i can't wait to see her.

depois da nossa conversa o azul do céu ficou mais azul e o brilho do sol ficou mais intenso.

chiara, mia bella chiara: dopo la nostra conversazione il blu del cielo è stato più blu e la luminosità del sole è stata più intensa.