domingo, 4 de abril de 2010

antes de tudo, esse blog é humanista

você, prezado leitor, já parou para se perguntar o que significa humanista, ou melhor ser humanista, praticar atos de humanismo? acho que não né? a nossa vida é tão corrida, o famigerado “mercado” nos suga a cada dia um pouco da nossa energia boa e quando chega a sexta-feira todo mundo fica feliz por que afinal, acabou a work week e, durante pelo menos dois dias, nada a fazer é o objetivo, certo? ou não. é festa disso, um casamento aqui, um baile acolá, um aniversário bom, um aniversário chato, um aniversário de criança. ainda tem o cinema, o supermercado (principalmente para os que moram sozinhos), um mate com os amigos. não dá pra contar tudo que a gente faz ou quer fazer. logo chega o domingo a a indefectível frase: que merda, amanhã é segunda.

e o tempo de descanso passou e o que você fez de útil, de humano? praticamente nada, será a resposta da maioria.

pelo dicionário:

humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. é uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.”

você se importou com um ser humano, como você, feito de carne e osso? parou pra pensar que tanta gente pela rua perdeu a sua dignidade há horas, e ninguém faz nada por elas? você se importou com o seu pai, com a sua mãe, irmãos… soube se eles estão bem? você buscou fazer algo que lhe eleve a algum ponto em que você possa ajudar alguém, seja como for?

eu nunca esqueço que eu, e você também, inteligente leitor, que lê meu blog, fazemos parte de uma camada privilegiada da sociedade; uma camada muito pequena ainda, que tem acesso à internet. a maioria de nós fez ou está fazendo um curso superior, sabe falar uma língua além da nossa magnífica língua portuguesa, já fez uma viagem ao exterior (mesmo que seja em rivera pra comprar bugigangas). porra! (desculpe, cinderela) somos inteligentes, temos discernimento para saber o que é bom ou o que é ruim. frequentamos boas escolas e temos uma família que nos apoia quase sempre.

então, qual é o problema? por que há tanto lixo no mundo. porque tanta gente insite em jogar lixo pela janela do carro? por que ultrapassamos o sinal vermelho e colocamos em risco a vida de alguém que está na faixa de pedestres? temos pouco tempo? tempo pra quê? ver televisão? fazer as unhas?

nos falta gentileza. o mundo precisa de amor e de pessoa gentis. pense nisso e mude sua rotina um pouco. deixe de ver aquele jornal da noite que só quer mostrar acidentes, explosões e tiroteios. leia um livro. qualquer um. se você não tiver saco pra ler o livro inteiro, comece pela metade. quem disse que um livro deve ser lido de cabo a rabo? não gostou, feche-o. pegue outro. leia o fim dele, talvez seja interessante.

faça coisas boas. para si e para os outros. talvez a gente não consiga mudar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte, já é um grande passo. eu faço a minha e me sinto feliz por isso. inspirado pela cinderela, of course.

Technorati Tags: