quarta-feira, 14 de abril de 2010

crise de melancolia?

segundo a definição clássica, melancolia é:

(do grego μέλας "negro" e χολή "bilis") um estado psíquico de depressão sem causa específica. se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral.

freud falava na “dor de existir”. não sei se são as minhas costas, mas pareço melancólico hoje. quero ficar na cama, sem fazer nada, mesmo me dizendo que tenho que levantar a cabeça e fazer coisas boas. cinderela sempre me diz isso: “faça coisas boas!”, mas hoje eu queria não fazer nada. pelo menos por enquanto.

você também tem isso, estimado leitor? essa… dor de existir…?

é uma coisa meio estranha e angustiante, que nos faz respirar fundo mais frequentemente, deixa o nosso sorriso virado pra baixo e parece que os nossos olhos perdem o brilho. a gente só ouve músicas calmas e chorosas, não fala muito com as pessoas. é um momento introspectivo, of course.

na wikipédia tem uma definição marcada para revisão, mas vamos lá:

é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. dentre os possíveis conteúdos mentais passíveis de introspecção, destacam-se as crenças, as imagens mentais (sejam visuais, auditivas, olfativas, sonoras, tácteis), as intenções, as emoções e o conteúdo do pensamento em geral (conceitos, raciocínios, associações de idéias).

eu não achei que essa é uma má definição de introspecção, mas enfim… eu prefiro essa à de melancolia. a partir de agora, conceitualmente, eu estou em um estado introspectivo. prefiro assim por que eu realmente estot tentando tomar consciência de alguns atos mentais que eu andei fazendo e que me colocaram nesse estado. sei que lá fora tem sol. que o dia está lindo e que eu devo sair e fazer coisas boas mas… eu sou obrigado a fazer isso?

sinto que hoje só a cinderela me salva. ou um churrasco com os amigos lá no joão puto. =)

eu prefiro a cinderela, mas se não for possível, aquelas costelinhas finas, gordurosas e deliciosamente mal-passadas vão me ajudar a sair desse estado idiota em que eu me encontro. to só pela cinderela. ;)